quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Uma Justificação e uma espécie de Linha Editorial

A ideia deste espaço, surgiu-me depois do primeiro almoço da CART 3492, que aconteceu em Monte Real, dia 5 de Outubro deste ano, ou seja, 34 anos depois de sairmos da Guiné. O “seu a seu dono”, e este almoço aconteceu, porque há uns tempos o Luís Graça se lembrou de fazer um blogue, Luis Graça & Camaradas da Guiné em que se juntassem todos os ex-combatentes da Guiné e ali pudessem trocar as suas vivências, as suas histórias, as suas visões da guerra em que estivemos envolvidos. Os contactos foram acontecendo, foram-se provocando e passados uns meses aconteceu o almoço. Quando cheguei a casa depois de um dia emocionante, (para além de bem comido e “regado”), surgiu-me a ideia deste blogue, XITOLE, onde se juntassem todos aqueles que por lá passaram, seja integrados numa qualquer Companhia, Pelotão de Morteiros, rendição individual, enfim, que lá estiveram por causa da guerra, seja quando ou por quanto tempo tenha sido. Vamos convidar todos os que queiram ser convidados e “preencham” as condições acima descritas, e todos terão acesso a colocarem directamente os seus textos, fotografias, canções, etc, etc. Por isso mesmo há que estabelecer uma espécie de regras, ou qualquer coisa parecida com isso. Assim, não serão permitidos insultos, palavrões, (para além daqueles que possam transcrever um qualquer episódio), considerandos sobre religião, (seja ela qual for e de quem for), politica, (a não ser dizer mal do governo...estou a brincar), e sobretudo discussões parvas!!! Aconselha-se vivamente a que não sejam emitidos juízos de valor sobre os camaradas de armas da Guiné. Aconselha-se também que não se diga mal dos comandantes, a não ser os que tenham sido incompetentes...o que já dá pano para mangas! Estas regras poderão ser alteradas se tal se justificar.
Já falei com o Luís Graça sobre o assunto, e é nosso desejo manter sempre uma agradecida e estreita ligação com o blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné , como ele também deseja. Como compreenderão alguém tem de velar para que as poucas regras sejam cumpridas, e como eu sozinho me é dificil, (para além de não perceber patavina destas coisas da informática), irei convidar outros camaradas que me queiram ajudar na “gestão” deste espaço, que já sabemos, não irá dar trabalho nenhum. Agora mãos à obra e todos os que se lembrarem de outros que tenham estado no Xitole e queiram juntar-se a nós, basta enviar para o endereço de mail que está no perfil, o endereço dos interessados e de imediato lhes será enviado o código de acesso.
Um dia poder-se-á fazer um almoço com todos os que estiveram no Xitole e em épocas diferentes, o que já é um enorme motivo de conversa e de amizade.

1 comentário:

Lapa disse...

TOP PORTUGUESE LANGUAGE UNIVERSAL WRITER: CRISTOVAO DE AGUIAR

(PASSANGER IN TRANSIT)

wrote about Prtuguese colonial war

BOOKS:

“PASSAGEIRO EM TRÂNSITO” ; “RAIZ COMOVIDA”; “RELAÇÃO DE
BORDO”; “MARILHA”; “A TABUADA DO TEMPO”; BRAÇO TATUADO”; “MIGUEL TORGA O LAVRADOR DAS LETRAS”

He has, also, translated into Portuguese the Wealth of Nations by Adam Smith.

He has been awarded several prizes.

Don't forget the name of this great author, you'll be hearing of him soon.


Please, add blog to your favourites,


Thanks for visiting.
VALE A PENA OBRIGADO GUINÉ