domingo, 9 de dezembro de 2007

Está aí mais um Natal

Pois é malta.
Está aí mais um Natal.
Os Bravos do Xitole da 3492 vão uma vez mais passa-lo com as suas familias, no aconchego dos seus lares, já esquecidos do que foi o nosso primeiro Natal a bordo do "Niassa".
Eramos uma família de desconhecidos a disfarçar mal a mágua de estarmos a passa-lo em alto-mar.
A terra e a familia ainda agora estavam ali e pronto... lá íamos nós para a Guerra, apreensivos e assustados com os relatos que todos conhecíamos dos que por lá ficavam mas dando mostras de alegria nem que para isso fosse preciso entornar mais uns wiskyes no bar do navio.
Tinhamos todos recebido ordens expressas para descermos ao porão e juntarmo-nos aos soldados, acompanhando-os nas batatas e na esclética posta do tradicional bacalhau cozido da ceia de Natal, servida em pratos de metal que tilintavam em algazarra ensurdecedora. Eram os nossos sinos de Natal...
Havia de tudo naquelas mesas compridas. Havia os bem dispostos que disfarçavam bem as suas mágoas e os seus medos, havia os nostálgicos, que choravam como crianças, incapazes de disfarçar o que quer que fosse e até os que alegremente cantavam as musicas populares em moda da altura.
Mas...oh ironia...que ouvia eu?
Acompanhado pela sanfona de um acordeão mal afinado alguém cantava com voz troante o "Adeus Guiné" !.....e nós que nem lá tínhamos chegado ainda.
Mal sabíamos nós que havíamos de passar mais dois natais juntos.
Feliz Natal para todos.
Alvaro Basto

2 comentários:

joaquim disse...

E o cheiro a vomitado por aquele navio fora!!!

Enfim viagens atribuladas!

Abraço

Amsoares disse...

É bom recordar. Na verdade foram tempos difíceis nas nossas vidas.
Parece que ainda sinto o cheiro a vomitado.

Abraço